Em outubro de 2023, fomos renovar o visto americano dos nossos dois filhos, Alexandre (15 anos) e Gabriela (16 anos), em Recife. Já não bastasse o stress inevitável nessas horas, alguns pequenos detalhes podem deixar esse evento ainda pior. Visto agendado e lá fomos nós. Importante os pais acompanharem seus filhos. Já havíamos ido outras vezes ao Consulado Americano, mas confesso que não lembrava alguns detalhes. Se você vai de carro, há estacionamentos na rua, onde você irá pagar a bagatela de vinte reais, sem dramas. A fila encostada ao muro sempre existe. Torça para não chover, mas, na suspeita, leve seu guarda-chuva e chegue impreterivelmente na hora marcada ou pelo menos trinta minutos antes. Leve todos os documentos solicitados com as devidas cópias e não esqueçam as fotos. Levamos também cópia do nosso IRF, bem como os nossos passaportes, para o caso de surgir algum imprevisto. Um fiscal do consulado irá conferir e entregar as senhas para os interessados e tutores.
Na fila, você terá tempo suficiente para observar que, além de solicitações de ajuda de pessoas não credenciadas pelo consulado, há empresas que são especialistas em guardar volumes, agilizar vistos e que possuem até sala vip. Pasmem! Tudo isso no outro lado da rua. Brasileiro, definitivamente, tem espírito empreendedor.
Chegada a hora da segurança, em nenhuma hipótese você poderá dispor de celular, ainda que desligado. Nada de eletrônicos, tags, fone de ouvido, baterias de qualquer espécie e ainda tivemos a desagradável experiência de ter que fazer uso dos produtos que estavam em em nossas bolsas ali mesmo, na hora. Até mesmo um protetor labial. Se precisar retornar por portar algo do tipo, perdem as senhas e terá que, novamente, enfrentar a fila. Nem preciso dizer que, acreditem, sempre esquecemos algo e passamos exatamente por esse processo. Portanto, se estiver sozinho e portando esses objetos, você pode enfrentar seu primeiro problema. A importância do guarda volumes, então, torna-se fundamental nessa oportunidade. Um visionário, o fundador!
Passando pela segurança os entrevistados são encaminhados para fornecer as digitais. Procedimento padrão. Se estamos em família, eles irão colocar uma borracha unindo os passaportes de todos. Não recomendam que o retire, pois denota uma espécie de identificação desse vínculo familiar. Até mesmo sua posição na fila será orientada. Será encaminhado depois a uma sala de espera, onde aguardará para a entrevista propriamente dita. Os vistos para renovação são menos burocráticos que originais. Os pais entram juntos com os filhos. As perguntas são iniciadas aos adolescentes de forma bem básica e, posteriormente, fomos interrogados sobre a nossa profissão. Seguiram-se indagações sobre vistos anteriores e escolhas de roteiros no EUA. Por fim, preferências disciplinares na escola. Geralmente, bem rápidos e diretos, a nossa não durou 10 minutos. Em seguida já recebemos o protocolo da aprovação. O passaporte será entregue no local previamente agendado. O agente que faz a entrevista não tem poder para modificar o local de entrega do passaporte.
Seguimos felizes, com mais um visto aprovado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário