Conhecer as Terras altas (Highlands) e o famoso Lago Ness (Loch Ness) mexe com a imaginação de quem visita Edimburgo, capital da Escócia. São curiosidades de guerras sangrentas, muita cultura, locais de filmes famosos, castelos, lagos inimagináveis, além de conhecer a lenda do "Monstro do Lago Ness". Não foi dessa vez que conseguimos a foto, mas deixaremos para vocês, dicas de como alcançar esse propósito!
Logo cedinho saímos de Edimburgo, com destino a Fort Augustus, distante 160 milhas, seguindo a Via A9. Levamos aproximadamente quatro horas e meia no trajeto, já somando as paradas, aliás, deslumbrantes. Em nosso microônibus havia vinte passageiros e o guia falava apenas em inglês. Nossa primeira parada foi em uma lojinha de souvenirs (Trossachs Woollen Mill), para comprar ou apenas admirar o tartan escocês (tecido com estampa xadrez, muito usada na fabricação dos kilts, indumentária típica local). Observamos também a mudança da vegetação (mais curtas), no decorrer da viagem. Começaram a aparecer os lagos de águas paradas, assemelhando-se à quadros. As casas imensas, mais pareciam pequenos castelos, isoladas no meio da paisagens. Estávamos indo para as Terras Altas.
As "Terras Altas" escocesas são divididas em seis regiões menores, onde a North Highlands é a mais turística e dotada de castelos , museus e lagos. A maior parte da população vive nas Lowlands (Edimburgo, Glasgow). O norte é montanhoso e silencioso, com tempo quase sempre fechado. As Terras Altas eram habitadas pelos gaelicos, um povo celta que veio da Irlanda e os Pictos, que já existiam no local. O sul, pelos Scots e depois britânicos e anglos. Aqui, muitas batalhas foram realizadas entre os ingleses e os escoceses. A mais famosa foi a de Culloden, com vitória dos ingleses. O uso do tartan ( roupa de lã escocesa de origem celta) foi proibido por mais de cem anos depois deste evento. Foi a última batalha terrestre ocorrida na Grã- Bretanha. Em 1707, os dois reinos realizaram o Tratado de União. Aqui foram gravadas as cenas de filme como Skyfall, Coração Valente, Highlander e até Harry Potter. Paramos para conhecer essa região. Descemos rápido, tempo para apenas uma foto, pois fazia muito frio. As histórias de William Wallace (Coração Valente), herói escocês que lutou pela independência do país no século XIII e que foi imortalizado por Mel Gibson nas telas do cinemas, são muito lembradas aqui.
Chegamos então a Fort Augustus, um local bem tranquilo, que vive do turismo sobre o Monstro do Lago. Está em sua parte sul. O Lago recebe cerca de um milhão de turistas por ano. O Lago Ness possui 37Km de extensão ( segundo maior da Escócia), largura máxima de 1,5Km e 305 metros de profundidade. Desde o Século VI há relatos do aparecimento do monstro. Na década de 1930, após algumas fotos suspeitas, mesmo desmentidas a seguir, não diminuiu a curiosidade para saber se existia um monstro nas profundezas do lago. O governo escocês se empenhou na procura do ilustre famoso. Até submarinos foram utilizados, todavia, nenhum registro pontuado do monstro.
Nos direcionamos para conhecer o lago e tirar umas fotos para registro. Na verdade, não nos pareceu algo atrativo. Por outro lado, muito escuro devido a alta concentração de turfa, um musgo muito comum na região e, concomitantemente, o tempo também não colaborou. Quanto ao passeio de barco, não realizamos. O barco sai de hora em hora e dura quarenta minutos. O motorista pontuou que não daria tempo para realizar o passeio. Ficamos com a lembrança da foto apenas, mas não deixei de comprar minha lembrancinha do famoso monstro.
Sentimos falta do passeio de barco e de visitar o castelo de Urquhart, localizado às margens do lago, porém, sem dúvida, levaria mais tempo. Programem-se para ir com tempo suficiente para fazê-los. Talvez assim, encontre os motivos que validam esse tour ( passeio )!
Nenhum comentário:
Postar um comentário