A capital dos Estados Unidos da América é um ótimo local para passear. Muitos museus, prédios importantes do governo, muita área verde, largas avenidas e de fácil locomoção. Foi nosso ponto de partida para conhecer o leste do país.
1- Memorial Lincoln - Começamos nosso passeio aqui, bem cedinho. O mapa acima é bem intuitivo e segue uma descrição do roteiro da direita para esquerda. O templo neoclássico, com a figura sentada do presidente Abraham Lincoln, é um dos locais mais bonitos da cidade. Foi construído em 1922. A estátua é feita em mármore (28 blocos) do Tennessee, o que lhe confere um aspecto único. Possui feição reflexiva, direcionada para quem entra no memorial e para o National Mall. Acima da estátua, lemos: "Neste templo, como nos corações do povo para quem salvou a união, a memória de Abraham Lincoln é conservada para sempre". Sentar em sua escadaria e contemplar o espelho d'água, admirando a imensidão do local é algo indescritível. Aberto de 8h às 23h, aconselho ir via transporte público.
2- Memorial ao Veteranos da Guerra do Vietnam - Inaugurado em 1982, consiste em duas paredes pretas triangulares, colocadas no solo em um ângulo de 125 graus, com uma extremidade para o Lincoln Memorial e outra para o Washington Monument. Nas paredes, os nomes dos americanos que morreram na guerra em ordem cronológica, de 1959 até 1975. Em 1984 foi acrescentado a estátua dos três soldados.
3- Memorial da Segunda Guerra Mundial - É um memorial dedicado aos dezesseis milhões de americanos que serviram nas forças armadas durante a segunda guerra mundial. Está localizado no National Mall. Ao centro, tem-se uma grande fonte, dotada de uma vista privilegiada dos monumentos próximos. Do lado esquerdo (Arco do Pacífico) em relevo de bronze, mostram as cenas e curiosidades da guerra. O lado direito (Arco do Atlântico) mostram outros atos, incluindo o aperto de mão entre americanos e russos na Alemanha, já no final da guerra. É gratuito e aberto 24 horas.
4-
Washington Monument - Um monumento símbolo na capital federal, em homenagem ao primeiro presidente do país. Sua construção teve início em 1848. Possui 170 metros de altura e foi construído com 36 mil pedaços de mármore e granito. O
monumento é passagem obrigatória para o visitante. Em seu topo, há uma pirâmide de alumínio. Não deixe de subir e aprecia-lo. Metrô Smithsonian. Ônibus 13, 52.
5-
A Casa Branca ( White House) - Desviando um pouco a caminhada para o lado esquerdo, chegaremos à residência oficial do presidente dos EUA. A mansão do executivo foi ocupada pela primeira vez em 1800, pelo então presidente John Adams. Em 1814, foi incendiada pelos ingleses, mas em 1817, foi reconstruída e novamente ocupada. Sua
visita é restrita, mas uma foto na fachada não pode faltar. Metrô Federal Triangle.
6-
United States Holocaust Memorial Museum - Um museu impactante, mostrando os horrores do holocausto. Em seus vários ambientes, a realidade da perseguição dos alemães contra os judeus são relatados e mostrados de forma bem real. São milhares de fotos, relatos e até um vagão, onde os prisioneiros eram levados para os campos de concentração .
Visita obrigatória! Normalmente tem fila para o acesso. Metrô Smithsonian.
7 -
National Air & Space Museum - Um dos mais visitados na capital federal. Inaugurado para o Bicentenário dos EUA em julho de 1976, aqui encontramos tudo sobre aviação, ao longo do tempo. São aviões em tamanho natural, naves espaciais (módulo da Apollo11), astronautas, brinquedos e muito mais. Outra dica perfeita para acrescentar ao seu roteiro é este
museu. É o combo entretenimento versus inovação e tecnologia que acrescenta para todo viajante.
8-
O Capitólio - É o centro legislativo do país, há mais de 200 anos. Esse
lindo prédio neoclássico foi construído em 1793 e, em 1800, foi ocupado apesar de inacabado. Marca o centro da cidade. O edifício merece destaque por sua cúpula central e por conter duas alas, sendo uma ao norte (composta pelo senado) e a ala sul, que abriga a câmara. É um dos extremos do National Mall ( dista 1,6Km do Obelisco)
9 -
National Gallery of Art - Apresenta dois
prédios principais, sendo o West Building (em estilo neoclássico, 1941) e o East Building (mais moderno e concluído apenas em 1978), conectados através de um salão no subsolo. Seu acervo é bastante diversificado e vale a visita, que enche os olhos e a memória um conteúdo riquíssimo (Só imaginar Rafael, Da Vinci, Giotto e El Greco juntos para certificar minha indicação). Ah... Disponham dessa recomendação sem pressa e o mais confortável possível. Outro ponto importante é que, para essas visitas, evitem levar volumes.
10 -
National Museum of Natural History - São mais de 120 milhões de objetos de vários lugares do planeta. São fósseis, seres da terra e do mar. Desde a entrada, já impressiona a presença do enorme elefante africano. A área dos dinossauros é bastante concorrida, mas a despeito, vale conhecer. É outro belo e interessante
museu.
OBS.: Para visitar todas essas atrações acima ( e faltaram várias ainda), disponibilizamos nove horas. Sempre a pé e pausando apenas para um breve lanche.
11-
Spy Museum - Museu da espionagem! O museu foi aberto ao público em 2002. São mais de 750 artefatos de espionagem usados em todo o mundo. São várias fotos mostrando as diversas ações dos espiões e objetos curiosos utilizados durante as espionagens. São muitos relatórios sobre pessoas e países. É bastante lúdico e possibilita o visitante interagir como detetive, promovendo uma experiência como um profissional da área, desvendando as possíveis situações apresentadas. É uma visita bem curiosa. Recomendo
conhecer.
12 -
Donald W. Reynolds Center for American Art and Portraiture - De arquitetura neo grega, esse edifício gigante ocupa um quarteirão inteiro. É um
prédio histórico e foi um dos primeiros prédios de patentes dos EUA. Bom passeio para os amantes da arte.
13-
Hard Rock Café Washington - Passamos aqui para fazermos um lanche e conhecermos esse local que adoramos no mundo inteiro. Visitamos o ambiente interno e lógico, sentamos para degustarmos um clássico da casa, o famoso hambúrguer com milk shake, que aliás, estava divino. Não esquecemos nossa lembrancinha de colecionador, obviamente.
Vale conhecer.
14-
Passear em Georgetown - No século 18, os indígenas tinham um assentamento aqui, bem antes de Washington DC. São muitos imigrantes na área, principalmente escoceses. Aqui encontramos mansões, restaurantes famosos, casas históricas e muita
historia. As ruas mais importantes são a Wisconsin Avenue e a M Street, onde fica a Old Stone House (1765), a única construção de Washington antes da Revolução Americana. Vale fazer um passeio sem pressa nessa região. Indicamos o restaurante
Filomena . Lá, tivemos uma excelente experiência.
15-
Arlington National Cemetery - As lápides branquinhas de mais 280 mil soldados americanos que lutaram em guerras importantes estão aqui.
O cemitério é imenso e, entre os destaques, estão o Túmulo do Soldado Desconhecido e a Sepultura de John F. Kennedy (1963). A imensa mansão neo georgiana no topo da colina é a Arlington House, onde morou o general confederado Robert Lee. A casa hoje é um memorial. É uma visita de pelo menos uma hora. Metrô Arlington National Cemetery.
Só invistam nesse destino! Não há como não se apaixonar por ele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário