Veneza ( Reuters) |
Por Alessandra Vieira*
Materia publicada pela Globo em março de 2018 e colocada em destaque na Revista Maré da Gazeta de Alagoas. Um assunto bem relevante e curioso para os amantes das viagens.
Além de passaporte, passagens, roupas e sapatos adequados, o viajante deve colocar outro item na mala tão importante quanto: o respeito pelo outro e sua cultura e o entendimento de que cada lugar tem suas particularidades que merecem ser respeitadas. Pensando nisso, o Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido acaba de divulgar uma lista de comportamentos a serem seguidos pelos visitantes de diversos países. Algumas dessas condutas, inclusive, podem ser consideradas contravenção e levar seus autores a pagar multas ou serem presos e deportados.
Somente no ano passado, o Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido atendeu a mais de 23 mil casos consulares relacionados à desobediência a normas e leis.
Confira abaixo alguns exemplos de comportamento que podem deixar um estrangeiro em apuros.
Alemanha - Nas modernas rodovias alemãs, ficar sem gasolina deixa o turista em apuros, já que trata-se de uma contravenção.
Barbados, St. Vincent e St. Lucia - Essas três ilhas do Caribe baniram o uso de roupas com estampas de camuflagem. O alerta vale para crianças também.
Barcelona (Espanha) - Muitas cidades do mundo desaprovam o comportamento de quem cospe na rua. Barcelona, porém, vai além, e multa os mal educados.
Dinamarca - Uma dica para os motoristas: na Dinamarca, as lanternas do carro têm que estar acesas o tempo todo. Faz parte do código de trânsito local.
Emirados Árabes Unidos - Falar palavrões é considerado ato obsceno nos Emirados Árabes Unidos e pode levar o autor à prisão ou à deportação. O mesmo vale para fazer gestos obscenos.
França - Em muitas piscinas públicas francesas, homens só são admitidos se estiverem usando sunga. De shorts ou bermudas largas, não entram.
Grécia - O país tem leis bastante rigorosas em relação ao comportamento das pessoas em público. Mostrar as nádegas na rua, por exemplo, pode levar o turista a ser enquadrado por comportamento obsceno, com multa e prisão. Também na Grécia, saltos altos estão proibidos em sítios históricos, como a Acrópole, já que causam danos aos monumentos.
Japão - Remédios que contenham codeína – como inaladores e analgésicos – são proibidos no Japão. Os infratores podem ser presos e deportados.
Sri Lanka - No Sri Lanka, fazer mau uso da imagem de Buda é considerado uma ofensa séria. Há registros de turistas que foram deportados por terem tatuagens visíveis de Buda, como aconteceu com a britância Naomi Coleman. Também deve-se evitar fazer fotos em frente a estátuas.
Tailândia - Cigarros eletrônicos são proibidos na Tailândia. Se você for flagrado, os aparelhos serão confiscados e o governo pode mandá-lo a julgamento. A pena de prisão chega a dez anos. O país também baniu os cigarros em 24 praias, entre elas Phuket, em uma tentativa de proteger o meio ambiente.
Turquia - Turistas precisam tomar muito cuidado ao lidar com os símbolos nacionais do país. Rasgar uma nota de Lira turca, por exemplo, é tratado como uma ofensa à nação. A pena para esse tipo de contravenção varia de seis meses a três anos de prisão.
Ucrânia - Fumar e beber em público? Nem pensar. Esse tipo de comportamento é proibido nos transportes, nos pontos de ônibus e até em praças e parques.
Veneza (itália) - É uma cena para lá de comum, mas a prefeitura de Veneza multa quem alimenta os pombos. A iniciativa tem por objetivo diminuir a população de aves.
Virginia Beach (Virginia, Estados Unidos) - Outro lugar em que falar palavrões em público cria problemas. Desde os anos 1990, a cidade proíbe o linguajar chulo, em uma tentativa de tornar a área mais amigável para famílias.
* Editora da Revista Maré da Gazeta de Alagoas
Jornalista e Blogueira
Nenhum comentário:
Postar um comentário