Um dos pontos turísticos mais visitados em Londres é o British Museum. Inaugurado em 1753, é o principal museu da cidade e o mais antigo museu público do mundo. Ápos a entrada, nos deparamos com linda Grand Court, que nada mais é do que uma gigantesca praça coberta, a maior da Europa. Aqui podemos encontrar espaço para ler e relaxar um pouco, além de poder obter um guia(pago) para coordenar a visitação do museu.
Algumas obras impressionam. Pontuo aqui as que mais gostei:
O Leão de Knidos - Esse impressionante leão de mármore pesa sete toneladas. Foi encontrado em Knidos, Turquia. Encontra-se do lado esquerdo da entrada principal.
A Pedra Roseta - A obra permanente do Museu, desde 1802 e a mais fotografada. A pedra de Roseta foi descoberta em 1799, por um soldado francês na cidade de Roseta, no Delta do Nilo. Após a vitória dos ingleses sobre os franceses no Egito, a pedra passou para posse inglesa. A pedra é um fragmento de granodiorito que servia para escrita, seja de relatos de governos ou religiosa. A Pedra é uma fragmento monolítico. É dividida em três partes independentes entre si. Descoberta depois, trata-se de uma mensagem escrita em três línguas distintas (grego, hieróglifos e demótico). Sua tradução foi realizada em 1822, pelo estudante francês Jean-Francois Champollion, que assim iniciou o estudo da Egiptologia (sala 4).
Os Mármores de Elgin ou mármores do Partenon - As esculturas e partes do monumento grego, foram levadas da Grécia, em 1806, por Thomas Bake, o Lord Elgin. Usando de sua influência de embaixador com o governo otomano (que havia conquistado a Grécia), levou as peças para Londres. Ainda hoje isso é assunto diplomático. A Grécia as quer de volta! O acervo é realmente fantástico, mas confesso que a sensação de subtração de peças é evidente (sala 18).
O Egito, Assírios, Romanos - A história desses fascinantes países pode ser bem representada pela riqueza de seus objetos. São tumbas, sarcófagos, múmias, esculturas, jóias, bustos e muito mais. Vale ficar um pouco mais no setor reservado ao Egito.
Os relógios e moedas- De todo tipo e épocas. Impressiona pela riqueza.
As visitas guiadas podem ser feitas mediante reserva. Clica aqui. Uma opção interessante é o "Around the World in 90 min.", ao custo de 12 libras, das 11:30h `as 14:00h na sexta, sábado e domingo.
Fiquei apenas duas horas no museu, mas sugiro que o façam com mais tempo, para dispor de tudo que ele oferece. Introduzam no roteiro. Vale super!
COMO CHEGAR
Metrô - Holborn, Russell Sq, Tottenham Court Rd.
Ônibus - 1, 7, 8, 10, 14, 24, 25, 29, 30, 38, 55, 59, 68, 91, 98, 134, 168, 188, 242, 390
Endereço - Great Russell Street, London, WC1B 3DG, England
Entrada - Gratuita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário