Um dos passeios mais desejados para quem está em Positano, é conhecer a paradisíaca Ilha de Capri, outra joia do sul da Itália. As empresas que fazem o passeio estão na Spaggia Grande. O ideal é a compra do ticket de ida e volta. Adquirimos no dia mesmo, minutos antes da partida. O regresso é flexível, basta apresentar o bilhete e saber o ponto de retorno em Capri, que difere de acordo com o horário.
As pessoas se amontoam no pequeno porto de Positano, a espera do barco, que não tarda a chegar. Na ocasião, em pleno verão europeu, o tempo estava convidativo para um passeio pelo azul profundo do Mar Tirreno. A embarcação de grande porte era confortável, espaçosa para quem desejava ir sentado e com disponibilidade de uma pequena lanchonete a bordo. Vez por outra passava um vendedor de camisas ou pequenas lembrancinhas, fazendo questão de pontuar que as camisas eram da Armani, rindo a seguir.
As paisagens são para contemplação. Dali podíamos apreciar a pequena Nerano, as praias desertas, a entrada para o Golfo de Nápoles e a estrela maior, Capri.
Visitei Capri em uma outra oportunidade, partindo de outro ponto, Nápoles, um pouco mais distante. A contemplação e a ansiedade são as mesmas. A natureza ali caprichou e, o sul da Itália, obviamente, aproveitou.
A chegada a Capri é em uma extensão do porto e é sempre importante observar se o retorno é no mesmo local ou se nos espaços reservados próximos ao calçadão da ilha.
Gostamos muito do passeio. Se preferir, existem outras opções, embora mais lentas e menores para se chegar a Ilha, entretanto, a nossa nos pareceu mais oportuna (pelo barco rápido, com trinta minutos duração) e vale a lembrança de que, além da economia na distância, uma dica para os "enjoados" seria a antiga regra da desproporcionalidade entre o volume da embarcação e a possibilidade de náuseas e vômitos surgirem. Com isso, ainda aproveitamos mais um tempinho em Positano. Recomendamos super!!!
Comente com o Facebook: