VISITANDO O CASTELO DE BRAN



Uma das grande atrações da Romênia, é o Castelo de Bran, na região da Transilvânia. Embora não se destaque tanto pela beleza, a fama compensa. Quem habitou o castelo foi nada menos que o Conde Vlad, o eternizado Drácula.

QUEM ERA VLAD TEPES

Nascido na cidade de Sighisoara em 1431, Vlad lll ( seu pai, Vlad ll) foi o príncipe da Valáquia, região vizinha da Transilvânia. Essa região era muito disputada. Ao norte, os húngaros e, ao sul, os turcos. As guerras eram freqüentes e Vlad ( ou Vlad Tepes) ficou prisioneiro dos húngaros durante  doze anos, tempo em que  abdicou da fé ortodoxa e passou a defender a fé cristã. Foi um combatente valente e impiedoso com os Turcos. Era conhecido por defender a Europa do Islamismo, entre outras habilidades.
Vlad era impiedoso e cruel com seus inimigos. Fazia uso do empalamento, que consistia na introdução de uma madeira pontiaguda nos genitais, atravessando todo o corpo. Como o prisioneiro não morria de imediato, ele era suspenso e aguardava a morte, lenta e dolorosa. Quem ousaria contrapor ao seu domínio? Os turcos, sempre eles. Fugindo dos turcos, fez morada no então citado, Castelo de Bran. Foi morto em uma batalha contra os turcos, em 14 de dezembro de 1476,  decaptado, sendo sua cabeça exposta em Constantinopla.
Na região é tido como herói e, no exterior, como sanguinário, louco e cruel. Em 1897, o escritor Irlandes Bran Stoker, eternizou essa longa história de sangue, criando o "Conde Drácula". Conde Vlad Tepes foi enterrado em Snagov (40 km de Bucareste). Arqueólogos, na busca por seus ossos, apenas encontraram os de animais, aumentando ainda mais o mistério em torno da lenda Drácula. (Wikipédia).

COMO CHEGAR AO CASTELO

Localizado na pequena cidade de Bran, nos arredores de Brazov, a cidade vive do turismo destinado ao castelo. Construído pelos saxões em 1382 para se defender dos turcos, a imponência do Castelo impressiona. Fizemos a opção de alugar um carro para conhecer a Transilvânia. De Bucareste a Bran, são 187 km, aproximadamente três horas de viagem. Isso se não ficar tentado a parar em Sinai, para conhecer o Castelo de Peles primeiro. Existem várias excursões para o dia inteiro, saindo de Bucareste, para visitar ambos os castelos.
Localizado a uma altura de 60 metros, tendo as montanhas ao fundo, com o clima gelado, são características que fazem um casamento para lá de perfeito com seu morador mais famoso.  Há estacionamentos (10 Ron) e um pequeno comércio na entrada da área do Castelo. Compre sua lembrancinha aqui.
O ingresso custa, para adulto, 35 Ron, para sênior, 25 Ron e, para estudantes, 20 Ron. A taxa de foto já está embutida no preço final. A maioria das atrações cobram uma taxa de fotos, às vezes, mais cara que o próprio ticket de entrada. Se desejar, alugue um "áudio guide" (alemão, inglês, romeno e francês), preço de 10 Ron. A subida não é tão exaustiva e oferece uma vista lateral privilegiada do Castelo.
Subindo a ladeira que leva ao castelo, é inevitável não pensar na lenda do Conde Drácula. Sanguinário, cruel e muitas outras características  que assustaram nossa infância e nossa mente. Para deixar o clima de suspense ainda maior, logo na base do Castelo existe um crucifixo, em pedra, que não iria passar desapercebido.





 Após subir uma escada de pedra, finalmente chegamos em uma grande porta de madeira, por onde entram os turistas. Pronto, ali entramos na época medieval. Entre no clima. As paredes de pedra, os móveis de madeira, as armaduras, tudo nos remete aos tempos das guerras medievais.



O castelo possui quatro andares, com cinquenta e sete aposentos. Prepare-se para percorrer salões, corredores "tenebrosos" e passagem secreta. A decoração do Castelo não tem nada de tenebroso. A rainha Maria, da Romênia, morou ali (1920) e deixou o ambiente bastante agradável, tanto, que encontramos brinquedos em vários ambientes.  A sala de tortura é bem curiosa. Mostra, de maneira diversa, como se conseguia saber alguma informação de um prisioneiro ou para tortura pura e simples. O próprio Vlad foi vitimado como prisioneiro neste Castelo.








Os últimos aposentos contam as histórias de vampiros, Conde Vlad Tepes e do famoso escritor Irlandes Bran Socker. Pela fama do local, achei que poderia ter mais referências para o vampiro famoso.








Visitar um Castelo sempre é curioso e, principalmente em se tratando do Conde Vlad.
A lenda ainda vive nas mentes e nas paredes do Castelo de Bran. Vale muito a visita.







Comente com o Facebook: