Nosso roteiro pela Toscana em março de 2013, final do inverno italiano, incluía uma visita à famosa Torre de Pisa.Visitar Pisa é retornar às aulas de história, geografia, física...Enfim, a um mundo que nunca se imaginaria conhecer, que ficaria apenas guardado nos antigos livros de escola. Mas, eis que surgiu essa oportunidade e não perdemos tempo. Chegamos de Volterra, ao sul (68 km) e deixamos nosso carro em uma esquina próxima. Caminhamos ansiosos por aproximadamente uns quinhentos metros até chegarmos ao Campo dei Miracoli (Campo dos Milagres). O que se vê é impressionante, três obras fantásticas, a saber: o Batistério, o Duomo e a Torre de Pisa( www.opapisa.it).
Torre de Pisa |
O Batistério e o Duomo |
A torre foi construída em um terreno arenoso em 1173 e, antes que o terceiro piso fosse concluído, a inclinação já era visível. A conclusão da obra foi em 1350 e a inclinação aumentava pouco pouco. Após um período fechado, obras de engenharia diminuíram a inclinação em 38 cm e a visitação foi reiniciada, para nossa alegria. Basicamente a estrutura da torre é composta de um núcleo central vazio, as escadarias e as colunas de mármore. Considerado patrimônio mundial da UNESCO em 1987, a torre possui 55.8 metros de altura, divididos em oito níveis. Fomos comprar nosso ticket em um escritório logo ao lado da Torre (18 euros). A cada quinze minutos as visitas são permitidas e realizadas para um número limitado de pessoas. Compra-se também para o Batistério ao custo cinco de euros. Museu do Duomo da mesma forma e, igualmente, o Museu delle Sinopie e o campo santo (cemitério) . Ingressos combinados para esses locais variam entre sete e nove euros, à depender da combinação. A fila era bem pequena e havia um guarda fazendo revista nas bolsas. A inclinação no piso de mármore impressiona. Entramos na área central e ouvimos um pouco da história da torre para logo em seguida subirmos os 296 degraus da torre.
Base da torre inclinada |
Coluna de sustentação |
A escada de mármore chama atenção pelo desgaste somente em um dos lados, devido ao sobe e desce dos visitantes e à tentativa natural de nos equilibrarmos em uma estrutura inclinada. É uma subida cansativa mas que vale o esforço. Aos que possuem alguma dificuldade de locomoção, infelizmente, não há a opção elevador.
Desgaste da escada |
Os sinos da torre |
Do alto da torre e, a depender do horário, podemos desfrutar a visão panorâmica da cidade de Pisa, o Duomo e um lindo pôr-do-sol. Ao descermos, não poderíamos deixar de comprar uma lembrancinha de viagem nas inúmeras lojas existentes próximo à torre. Deixamos a cidade encantados com esse pedaço de história . Seguimos para Florença, distante 86 km. Coloquem Pisa no roteiro. Vale à pena!
Comente com o Facebook: